sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Giuseppe Peano

Sua Vida
Giuseppe Peano (Spinetta, Piemonte, 27 de Agosto de 1858 — Turim, 20 de Abril de 1932), considerado o maior matemático italiano de sua época, produziu trabalhos de grande alcance filosófico. Fez importantes contribuições teóricas nas áreas de análise matemática, lógica, teoria dos conjuntos, equações diferenciais e análise vetorial.
Autor de inúmeros livros e artigos, Peano foi o fundador da moderna lógica matemática e teoria dos conjuntos, para cujos conceitos e notações contribuiu de forma decisiva. Na obra "Arithmetices Principia Nova Methodo Exposita" de 1889 Peano desenvolveu os famosos axiomas de Peano, considerados até hoje como a axiomatização padrão dos números naturais.

Sua Carreira
Passou a maior parte de sua carreira ensinando matemática na Universidade de Turim. Foi professor nesta mesma Universidade desde 1890 até à sua morte e na Real Academia de Artillería de 1886 até 1901. Criou uma língua internacional chamada latino sine flexione ou interlingua. Fundou a "Rivista di Matematica" em 1891, publicada posteriormente em francês e na sua interlingua. Em 1903 propôs a interlingua como língua auxiliar internacional e em 1908 foi eleito presidente da "Academia pro interlingua" que transformou numa associação científica, tendo como orgão de expressão oficial a revista "Schola et Vita".
Da sua vasta obra cientifica, uma grande parte foi dedicada à Matemática e à Lógica, sendo a restante parte consagrada à Filosofia e à construção da interlingua.
As suas obras "Calcolo differenziale e principii di calcolo integrale" (1884) e "Lezioni di analisi infinitesimale" (1893) foram dois dos mais importantes trabalhos no desenvolvimento da teoria geral das funções depois dos trabalhos do matemático francês Augustin Cauchy.
Em "Applicazioni geometriche del calcolo infinitesimale"(1887), Peano introduziu os elementos básicos do cálculo geométrico e deu novas definições para o cálculo do comprimento de um arco e para a área de uma superfície curva.
É no livro "Calcolo geometrico" (1888) que encontramos o seu primeiro trabalho em Lógica Matemática. Peano é sobretudo conhecido pela criação de um sistema de simbolos que permite a descrição e o enunciado das proposiçoes lógicas e matemáticas sem recorrer à linguagem comum.
Neste sentido, Peano é considerado como o fundador da Lógica Matemática, por ter sido realmente ele a introduzir a nova notação. Na verdade, a actual notação está mais próxima da proposta de Peano do que da de Frege a quem, no entanto, é em geral atribuída a paternidade da Lógica Matemática. Parte da notação lógica de Peano foi adoptada por Bertrand Russell e Alfred North Whitehead nos Principia Mathematica.
O seu trabalho mudou profundamente a visão dos matemáticos e teve uma grande influência nos esforços que mais tarde se desenvolveram na reestruturação da matemática, especialmente no trabalho dos matemáticos franceses revelado sob o pseudónimo de Nicolas Bourbaki.

Nacionalidade
Giuseppe Peano
Nascimento: 27 de Agosto de 1858
Spinetta, Piemonte
Falecimento: 20 de Abril de 1932
Turim
Nacionalidade: Italiano

Nenhum comentário: