sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Giuseppe Peano

Sua Vida
Giuseppe Peano (Spinetta, Piemonte, 27 de Agosto de 1858 — Turim, 20 de Abril de 1932), considerado o maior matemático italiano de sua época, produziu trabalhos de grande alcance filosófico. Fez importantes contribuições teóricas nas áreas de análise matemática, lógica, teoria dos conjuntos, equações diferenciais e análise vetorial.
Autor de inúmeros livros e artigos, Peano foi o fundador da moderna lógica matemática e teoria dos conjuntos, para cujos conceitos e notações contribuiu de forma decisiva. Na obra "Arithmetices Principia Nova Methodo Exposita" de 1889 Peano desenvolveu os famosos axiomas de Peano, considerados até hoje como a axiomatização padrão dos números naturais.

Sua Carreira
Passou a maior parte de sua carreira ensinando matemática na Universidade de Turim. Foi professor nesta mesma Universidade desde 1890 até à sua morte e na Real Academia de Artillería de 1886 até 1901. Criou uma língua internacional chamada latino sine flexione ou interlingua. Fundou a "Rivista di Matematica" em 1891, publicada posteriormente em francês e na sua interlingua. Em 1903 propôs a interlingua como língua auxiliar internacional e em 1908 foi eleito presidente da "Academia pro interlingua" que transformou numa associação científica, tendo como orgão de expressão oficial a revista "Schola et Vita".
Da sua vasta obra cientifica, uma grande parte foi dedicada à Matemática e à Lógica, sendo a restante parte consagrada à Filosofia e à construção da interlingua.
As suas obras "Calcolo differenziale e principii di calcolo integrale" (1884) e "Lezioni di analisi infinitesimale" (1893) foram dois dos mais importantes trabalhos no desenvolvimento da teoria geral das funções depois dos trabalhos do matemático francês Augustin Cauchy.
Em "Applicazioni geometriche del calcolo infinitesimale"(1887), Peano introduziu os elementos básicos do cálculo geométrico e deu novas definições para o cálculo do comprimento de um arco e para a área de uma superfície curva.
É no livro "Calcolo geometrico" (1888) que encontramos o seu primeiro trabalho em Lógica Matemática. Peano é sobretudo conhecido pela criação de um sistema de simbolos que permite a descrição e o enunciado das proposiçoes lógicas e matemáticas sem recorrer à linguagem comum.
Neste sentido, Peano é considerado como o fundador da Lógica Matemática, por ter sido realmente ele a introduzir a nova notação. Na verdade, a actual notação está mais próxima da proposta de Peano do que da de Frege a quem, no entanto, é em geral atribuída a paternidade da Lógica Matemática. Parte da notação lógica de Peano foi adoptada por Bertrand Russell e Alfred North Whitehead nos Principia Mathematica.
O seu trabalho mudou profundamente a visão dos matemáticos e teve uma grande influência nos esforços que mais tarde se desenvolveram na reestruturação da matemática, especialmente no trabalho dos matemáticos franceses revelado sob o pseudónimo de Nicolas Bourbaki.

Nacionalidade
Giuseppe Peano
Nascimento: 27 de Agosto de 1858
Spinetta, Piemonte
Falecimento: 20 de Abril de 1932
Turim
Nacionalidade: Italiano

Mary Fairfax Somerville

Sua Vida
Somerville nasceu na Escócia, no ano de 1780, e não teve educação escolar até os 10 anos de idade, quando foi mandada para uma escola onde aprendeu o que seria suficiente para a educação de uma mulher da sua época, mas isso não a satisfez.

Sua Carreira
Aos 13 ou 14 anos de idade Somerville viu um problema de Álgebra elementar que com frequência aparecia nas revistas de moda feminina da época. Ficou curiosa para saber o que significavam aqueles símbolos, mas apenas conseguiu descobnr que se tratava de um certo tipo de Antmetica que usava letras em vez de números.
Casualmente ouviu falar dos Elementos de Euclides, um livro que podena iniciá-la na Matemática. Todavia era difícil conseguir um exemplar, pois não era decente para uma mulher chegar numa Hvrana e comprar um livro de Matemática! Finalmente, por intermédio de seu irmão mais novo, conseguiu um exemplar, não só dos Elementos, mas também da Álgebra de Bonnycastle, livros usados nas escolas naquele tempo. Daí por diante, foi apenas estudar e aprender.
Seu pai irritou-se e tentou proibir seus novos estudos "masculinos". Mas Somerville decidiu dedicar-se totalmente à Ciência. Estudou o Principia de Newton, Astronomia física e Matemática superior.
Publicou vános artigos sobre Física expenmental e a pedido de amigos cientistas, aos 51 anos, escreveu um prefácio elucidativo e traduziu para o inglês o fabuloso e obscuro tratado de Laplace, Mécanique Celeste.
Somerville foi admitida por sociedades científicas de vários países. Foi a primeira mulher a ser admitida na Sociedade Real Inglesa de Astronomia, e a Sociedade Real Inglesa de Ciências chegou a mandar fazer um busto em sua homenagem e expô-lo no hall do prédio. Entretanto, ela nunca pôde vê-lo, já que mulheres não podiam entrar no prédio dessa Sociedade!
O restante de sua vida, ela continuou produzindo artigos científicos de alto nível. Seu tratado "As conecções com as ciências físicas" foi publicado em 1834 e bastante elogiado pelo físico Maxwell, descobridor das leis do eletromagnetismo. John Couch, o descobridor do planeta Netuno, atribuiu as primeiras noções que ele teve da existência desse planeta a uma passagem que ele leu na sexta edição desse livro.
Nos seus últimos anos de vida, escreveu suas memórias, reviu um manuscrito sobre seu trabalho "Diferenças finitas" e quando morrreu, aos 92 anos de idade, no dia 29 de novembro de 1872, ela estava analisando um artigo sobre os quatérnios, um novo tipo de conjunto no espaço quadrimensional que aparece na Álgebra Abstrata.

Nacionalidade
Mary Fairfax Greig Somerville.
Nascimento:Nasceu em 26/12/1780
Jedburgh ( Escócia )
Falecimento:faleceu no dia 29/11 do ano de 1872, Nápoles ( Itália ).

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Girolano Cardano


Dados
GIROLAMO CARDANO
Nascimento: 24/09/1501, Pávia, Itália
Falecimento: 21/09/1576, Roma, Itália

Sua Vida
Cardano conta que nasceu, depois de várias tentativas de aborto, em Pávia, Itália, em 24 de Setembro de 1501, como filho ilegítimo de um jurista, Fazio Cardano, e Chiara Micheri. De acordo com seu relato, teve uma infância miserável caracterizada por doenças frequentes e tudo menos um tratamento amoroso por parte dos pais.
Em 1534, Cardano e a família mudaram-se para Milão, onde ele passou a ensinar Grego, Astronomia, Dialética e Matemática nas escolas fundadas por Tomaso Piatti. Foi o início do seu grande interesse pela Matemática. In 1539 escreveu seu primeiro tratado matemático, Practica arithmetica, e em 1545 produziu seu maior trabalho matemático, Artis magnae sive de regulis algebraicis liber unus (A Grande Arte), fato este que desencadeou a disputa de precedência com seu colega italiano Niccolo Tartaglia.
Ao mesmo tempo em que ensinava Matemática, Cardano manteve a sua prática médica e viu sua fama crescer de tal forma que, em pouco tempo, gozava de grande reputação, abaixo apenas do grande Andreas Vesalius. Em 1543 aceitou uma cadeira de Medicina na Universidade de Pávia, mantendo esta posição até 1560, com um hiato de sete anos (entre 1552 a 1559). No ano de 1552 Cardano se encontrava na Escócia tratando do Arcebispo de Edimburgo, uma indicação de que sua fama como médico havia ultrapassado as fronteiras da Itália, inclusive como interpretador de sonhos. Foi amigo de Sir Francis Bacon e de Leonardo da Vinci.

Sua Morte

Cardano admite, entretanto, que sua vida também lhe trouxe desapontamentos amargos. De acordo com suas palavras, seu filho mais velho "foi acusado de tentar envenenar a própria esposa, quando esta ainda estava debilitada após um parto. No 17° dia de Fevereiro ele foi preso e, cinqüenta e três dias após, em 13 de Abril, foi decapitado na prisão.
Caiu em desgraça e mudou-se de Milão, aceitando por último um professorado de Medicina na Universidade de Bolonha. Como muitos da época renascentista, Cardano foi e sempre continuou acreditando em astrologia. Os problemas voltaram em 1570, quando foi preso pela Inquisição pela "heresia" de ter feito um horóscopo de Jesus Cristo. Cardano também fez seu próprio horóscopo e previu que viveria até os 75 anos. Efetivamente, quando atingiu esta idade, cometeu suicídio em 21 de Setembro de 1576

Curiosidades

Matemático, físico, astrônomo, filósofo e médico; cria a regra "menos vezes menos dá mais".
Também se interessava pela criptologia, tendo proposto uma cifra de substituição polialfabética com auto-chave, a qual continha vícios que inviabilizavam seu uso, e uma grelha, conhecida como Grelha de Cardano, utilizada para esteganografia (e posteriormente utilizada pelo Cardeal Richelieu).